terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Congresso da incivilidade

A sessão ordinária do dia 08 de dezembro de 2015 é um marco vexatório na História do Brasil. Uma vergonha que não é alheia, já que supostamente aqueles excelentíssimos senhores representam a todos nós da sociedade brasileira.
Sessão de 08/12/2015: vexame nacional.
Foto: Portal G1, 2015.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

O risco da reindexação da Economia Brasileira

Mesmo com o Plano Real de 1994, a Economia Brasileira nunca foi completamente desindexada. A chama da indexação permaneceu acesa em contratos de prestação de serviços essenciais, tais como energia elétrica, telecomunicações, concessionários de pedágio e de outros serviços públicos privatizados. Assim como os aluguéis. E principalmente os salários, que puxam os preços privados livres e obrigam os governos das esferas estaduais e municipais a reajustarem os tributos incidentes sobre a propriedade, tais como IPVA e IPTU.

sábado, 4 de julho de 2015

Por que deveríamos abolir a palavra 'racismo'

Na última semana um caso chocou o Brasil. A recém-contratada apresentadora da sessão sobre a previsão do clima no Jornal Nacional da Rede Globo, Maria Júlia Coutinho, foi alvo de comentários preconceituosos devido à cor de sua pele.



domingo, 21 de junho de 2015

Por que o Estado laico é melhor para todos?

Imagem: WP Clipart, 2015.

Antes de tudo cabe um esclarecimento: Estado laico NÃO É Estado ateu como muitos equivocadamente pensam. Estado laico é aquele cujas leis são feitas sem priorizar qualquer religião em particular. E, ao ser constituído dessa maneira, o Estado permite que cada um possa exercer sua religião e crença livremente. Logicamente, desde que não viole os direitos individuais e nem faça qualquer apologia a atos criminosos.

De acordo com o último censo do IBGE (2010), o Brasil é um país de maioria católica: quase 65%. Somando-se aos 22% de evangélicos, totalizam-se 87% de cristãos. Assim, todos aqueles não adeptos do cristianismo somam apenas 13%.

sábado, 13 de junho de 2015

Lucrando com as desgraças da criminalidade

Lendo o jornal Folha de S. Paulo de hoje me deparei com a manchete abaixo.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de junho de 2015, Cotidiano, pág. B5 (foto própria).
Trata-se da história de uma jovem de 16 anos estuprada e morta por adolescentes. A foto à direita retrata o desespero do pai de um dos menores envolvidos no crime. Segundo ele, o filho "não é coisa boa", afirmando não saber "de onde vem tanta perversidade". História hedionda, triste e comovente, sem dúvida! 

Mas não me passa despercebida a manchete em meio a anúncios de carros e de um luxuoso residencial.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de junho de 2015, Cotidiano, pág. B4 e B5 (foto própria).